Meio Ambiente

Transforme lixo orgânico em energia!

Empresa lança no Brasil máquina que transforma lixo orgânico em energia

Tecnologia produz até três horas de gás por dia utilizando restos de alimentos e ainda gera adubo natural

O material orgânico corresponde a 57% do volume total de resíduos produzido no Brasil, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). E apesar da maioria do material ainda ser destinado ao aterro sanitário, é possível reaproveitá-lo por meio da reciclagem ou da compostagem. Uma empresa israelense, entretanto, decidiu ir além e criou uma máquina que utiliza os restos de alimentos para a produzir energia em forma de gás de cozinha e gerar um fertilizante líquido natural como subproduto.

Presente em mais de 70 países, o equipamento é um sistema autônomo projetado para que o consumidor adapte seu funcionamento de acordo com a sua necessidade. Primeiro, é preciso estimular a reprodução de bactérias, que ficam no biodigestor. Depois basta adicionar 100 litros de estrume animal e água. Em até duas semanas, o gás começa a ser produzido no compartimento e já pode ser empregado na cozinha. Segundo a empresa, com três quilos de lixo orgânico é possível gerar até três horas de gás para consumo diário.

Batizado de HomeBiogas, o equipamento ainda produz um biofertilizante líquido, orgânico e natural, como subproduto, que é ideal para jardinagem e agricultura em pequena escala. “Ele recebe qualquer tipo de lixo orgânico, incluindo óleos e frituras, e não só legumes, vegetais e frutas in natura. O usuário só precisa se preocupar em manter a umidade para garantir a atividade biológica”, diz Leandro Toledano, representante da marca no Brasil.

Além de economizar energia, o produto é sustentável. Apenas um sistema já reduz até seis toneladas de emissão de gás por ano e, com a diminuição do lixo destinado a aterros, caem os gastos com transporte e espaço nos lixões. A substituição do carvão, ainda muito usado em todo o mundo, reduz o desmatamento e evita problemas de saúde – segundo a ONU, 4,3 milhões de mortes anuais são causadas por complicações respiratórias relacionadas ao carvão.

Desenvolvido para uma família de, em média, oito pessoas, que resida em casa – ainda não existe uma versão para apartamentos, o HomeBiogas custa R$ 5.900 e está disponível para venda no Brasil desde maio. “É um equipamento fácil de usar, que exige pouca manutenção e tem grande durabilidade. Seu potencial de impacto socioambiental é gigantesco, levando a sustentabilidade para dentro e fora das casas”, afirma Toledano.

Adicione um comentário

Envie um comentário