Agricultura

Cultivo de Trigo avança no cerrado brasileiro

Grão é tradicionalmente produzido no Sul. Mais da metade do que é consumido no país é importado.

O Brasil importa mais da metade do trigo que consome e, da parte que é produzida no país, quase tudo vem do Sul. Mas isso pode mudar: o grão está conquistando também o cerrado.

O Oeste da Bahia, por exemplo, alcançou nesta safra a maior produtividade média do país: 6 toneladas de trigo por hectare. A média nacional não chega a 3 toneladas.

A cultura é irrigada e a água é cortada na hora certa, fazendo com que o cereal feche o ciclo sem umidade no grão. Assim, o trigo pode ser armazenado por mais tempo e o produtor escolhe a melhor época para vender. Com isso, chega a ganhar de 15% a 20% mais.

Além da Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás também apostaram na cultura. Em todo o cerrado, a expectativa é de colher quase 600 mil toneladas neste ano, um aumento de 70% em relação às 350 mil toneladas produzidas em 2010.

Trabalho da Embrapa

A boa produção e qualidade do trigo no cerrado se devem muito ao trabalho da Embrapa. Em 40 anos de pesquisa em melhoramento genético, a instituição já desenvolveu em torno de 50 novas variedades de trigo adaptadas para a região. A busca é por alta produtividade e qualidade industrial para panificação.

Os brasileiros consomem 11 milhões de toneladas de trigo por ano. Assim como esse cereal, a soja também começou a ser cultivada no Sul do país e foi se adaptando ao cerrado até se tornar o grão mais cultivado do país.

Fonte: Globo Rural

Adicione um comentário

Envie um comentário