Pecuária

Maio é mês de campanha de vacinação contra a febre aftosa

Em Mato Grosso, o trabalho na fronteira com a Bolívia é reforçado. Previsão é de cerca de 1,3 milhão de doses até o final do mês em Cárceres.

Nas lojas de produtos agropecuários as câmaras frias estão lotadas de vacinas. Em uma revenda que fica em Cáceres, no oeste de Mato Grosso, a previsão é de que sejam comercializadas cerca de 1,3 milhão de doses até o final do mês.

Os frascos são colocados no gelo e seguem em caixas de isopor até a fazenda. Por lá, os peões já apartaram os animais no curral e estão prontos para fazer as aplicações.

Na propriedade do criador Amarildo Merotti vão ser vacinados quase 9 mil bovinos nesta etapa de maio.

Este ano, os criadores de Mato Grosso, que tem o maior rebanho do país com mais de 30 milhões de cabeças, comemoram a mudança no calendário de vacinação.

A campanha de maio passou a ser cheia, ou seja, bovinos e bubalinos de todas as idades precisam receber a vacina contra a febre aftosa agora. E, em novembro, será imunizado apenas o rebanho com até 24 meses. Antes, apenas os animais mais jovens eram vacinados na primeira etapa.

Mato Grosso tem quase 700 km de fronteira seca com a Bolívia e é esta a região que mais preocupa as autoridades sanitárias do estado. Por isso há um reforço na fiscalização em quase mil propriedades próximas ao país vizinho.

Fiscais e veterinários do Indea passam vários dias nas fazendas. Acompanham os procedimentos e anotam os dados de cada animal vacinado.

Tags

Adicione um comentário

Envie um comentário