Alimentos saudáveis

Confira os cinco temperos ideais para o cultivo caseiro

5 temperos para se cultivar em casa

Alguns tipos de temperos são usados em poucas quantidades nos pratos do dia à dia, porém, muitas vezes exigem a ida até o supermercado ou a feira, somente para buscar um ramo que é necessitado naquele momento, acabando por deixar o restante do alimento estragar ou até ser descartado em seguida.

Dois exemplos disso são: salsa e manjericão. Ideais para temperos de diversos pratos, não dá para ir ao mercado e trazer uma folhinha de cada. Para acabar com este desgaste toda vez que precisar de tempero, apresentamos uma alternativa: o cultivo caseiro de temperos.

Uma pequena horta em sua casa acaba com as frequentes visitas ao supermercado, além de ser de fácil cultivo e manutenção e ocupar um mínimo de espaço.  Conheça cinco temperos ideais para o cultivo caseiro:

Salsa: Muito usada para dar um gostinho especial em carnes, saladas, sopas e omeletes, , a salsa deve ser cultivada em uma temperatura de até 22°C.  Certifique-se de que o solo esteja úmido e opte por cultivá-la em locais de meia sombra.  A colheita da salta pode ser feita quando a erva atingir 12 centímetros ou mais de altura. Geralmente, de 60 a 90 dias após ser plantada.

Manjericão: Ideal para molhos próprios para carnes, massas e tempero de salada, ovos e frango, a planta necessita de locais com temperatura maior a 18°C e alta luminosidade, irrigação diária e deve permanecer ao sol por, no mínimo, três horas ao dia. Como a salsa, a colheita do manjericão leva de 60 e 90 dias após o plantio.

Pimenta: um dos cinco temperos para cultivar em casa

Pimenta: comum em temperos, molhos, conservas e até acompanhamento ao longo da refeição, a pimenta tem um sabor picante que encanta muita gente.  Exige que seja plantada em vaso isolado, pois se desenvolve bastante, espandindo-se para os lados. A temperatura ideal para seu cultivo é de até  34°C e em ambientes iluminados. Sua colheita pode ser feita entre entre 80 e 150 dias após o plantio.

Hortelã: Além de muito usado para chás, também é  comum em tempero de assados e grelhados. Como a pimenta, deve ser plantada em vaso solitário, devido a grandeza de sua raiz.  A temperatura ideal  para cultivo deve ser amena e o local livre do vento. É importante que o solo esteja sempre úmido e a colheita é na fase de florescimento.

Orégano: indispensável na confecção de pizzas e assados, o orégano deve ser cultivado em locais com temperatura entre 21°C e 25°C, e quatro horas por dia de exposição ao sol. O solo não deve ficar úmido e nem seco por muito tempo.  Deve ser colhido quando a planta alcançar aproximadamente 20 centímetros de altura.

Leia também: A eficácia e o poder do brócolis no tratamento da diabetes

Adicione um comentário

Envie um comentário