Meio Ambiente

Prêmio Fazenda Sustentável

A 5ª edição do Prêmio Fazenda Sustentável, realizado em São Paulo, foi marcada pela defesa de uma produção rural com viabilidade econômica e responsabilidade social e ambiental. Mais de 100 pessoas passaram pelo local. A cerimônia premiou as propriedades rurais mais sustentáveis do Brasil e reuniu produtores, empresários, especialistas e representantes do setor.

Neste ano o Sítio do Moinho, no Vale de Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro, foi escolhido como a propriedade mais sustentável do Brasil. Com 52 hectares, a grande campeã dedica-se à olericultura orgânica e à produção de vegetais e pães orgânicos.

Representando a Bahia, a Fazenda Obrigado foi a segunda colocada do Prêmio. Destaca-se, na propriedade, a produção de coco vinculada à criação de abelhas polinizadoras. Já a terceira colocada foi a Fazenda Palmito, de Minas Gerais. A propriedade produz milho, soja, aveia, sorgo e café, além de contar com um rebanho leiteiro de alta qualidade.

As três fazendas foram escolhidas por um júri composto por Edegar de Oliveira Rosa (WWF), coordenador do Programa Agricultura e Alimentos da WWF, José Niemeyer dos Santos, proprietário da Fazenda Terra Boa e vencedor da primeira edição do Fazenda Sustentável em 2014, Mariana Vasconcelos, CEO da empresa de monitoramento de plantações Agrosmart, e José Pedro Lins, consultor em sustentabilidade e professor associado da Fundação Dom Cabral e que integrou o comitê como observador, sem poder de voto.

Durante a fase de inscrição, realizada entre junho e agosto, os produtores inscritos tiveram que responder a perguntas sobre as práticas sustentáveis e comprovar a adoção dessas práticas em suas propriedades.

As cinco primeiras colocadas no ranking foram objeto de análises financeiras e trabalhistas e também passaram por auditorias em campo realizadas pelo Rabobank. Além da boa avaliação agroambiental, as cinco propriedades apresentaram aspectos positivos de governança e bons indicadores sociais. Além das três finalistas, ficaram entre as cinco a Fazenda Barra Grande, de Itirapuã (SP), e o Sítio do Cedro, de Carmo do Parnaíba (MG).

Fonte: Revista Globo Rural / Foto: Alexandre DiPaula

Adicione um comentário

Envie um comentário