Turismo Rural

Conheça 05 destinos para turismo rural

Conheça 05 destinos para turismo rural

Tranquilidade, lindas paisagens, ótimo ambiente para relaxar e boa gastronomia. Esses são apenas alguns dos atrativos do campo, que atrai cada vez mais turistas para cidades que ficam na rota do turismo rural. Assim, além de poder aprender sobre a cultura do destino, apreciar os pontos turísticos tradicionais e curtir o conforto dos hotéis, o turista ainda pode descansar e relaxar fazendo passeios pelo campo, respirando ar puro e recarregando as energias nos diversos sítios, fazendas e chácaras, naturalmente equipados com rios, lagoas, cachoeiras e muito verde.

Pensando em toda essa mordomia, combinamos uma lista de lugares que com certeza vão render memórias e fotos a perder de vista. Sem nenhuma ordem em particular, pegamos como base as cidades que mais se destacam e promovem o turismo rural no Brasil. Confira quanto coisa gostosa tem pra curtir nesses destinos incríveis:

1. Cabaceiras – Paraíba

Foto via Flickr por Marinelson Almeida

Localizada na região do Cariri, parte árida do estado da Paraíba, Cabeceiras oferece um ambiente perfeito para quem quer descansar alguns dias ingressando na área rural do nordeste brasileiro. Com uma natureza exótica, a cidade já foi locação para mais de 30 documentários, incluindo o Auto da Compadecida. Os moradores locais a chamam de “Roliúde Nordestina”, mas além disso, quem visita Cabeceiras também conhece a cultura de uma das principais regiões rurais do Brasil tropical.

2. Gravatá – Pernambuco

Já ouviu falar da Suíça Pernambucana? É assim que é conhecida Gravatá, cidade há 80 quilômetros do Recife e um dos principais destinos de turismo rural no Agreste Pernambucano. A cidade atrai turistas de várias partes do Brasil também por ficar localizada no Planalto da Borborema, área montanhosa que fornece um clima com temperatura amena durante o ano inteiro. Além das paisagens naturais, a variedade de delícias gastronômicas é realmente uma atração à parte – destaque para o bode assado, o queijo coalho e o queijo manteiga.

3. Venda Nova do Imigrante – Espírito Santo

Berço do turismo rural no Brasil, a cidade conta com uma economia voltada para o café que envolve quase a totalidade da produção rural do município. Atualmente o turismo rural abrange 70 propriedades de 300 famílias que estão prontas para receber o turista que quer fazer de sua viagem um momento de descanso e aprendizado. A linda cachoeira do Alto Bananeira garante lindas fotos para o álbum de viagem.

4. Vassouras – Rio de Janeiro

Fazenda Cachoeira Grande – Foto via Flickr por Rosanetur

A cidade dos barões de café do século XIX hoje se tornou um dos principais destinos turísticos na rota do turismo rural. Além da sua história impressionante, esse é um belíssimo lugar com muitas áreas arborizadas, verde e belíssima arquitetura.

No campo, entre as inúmeras fazendas abertas para visitação está a famosa Cachoeira Grande, que funciona desde 1820 apresentando relíquias para serem admiradas pelos visitantes.

Na agenda cultural, todos os anos em julho acontece o Festival do Café.

 

5. Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

Conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho – nada mais justo do que a cidade sediar a Avaliação Nacional de Vinhos e o Concurso Internacional de Vinho. Enquanto a área urbana é tomada pela arquitetura de estilo europeu, no interior do município dá pra ser perder em meio aos parreirais que somem entre as paisagens da belíssima Serra Gaúcha. O Parque Temático Epopeia Italiana e as diversas vinícolas promovem tours super bacanas. No inverno, as baixas temperaturas e a possibilidade de neve também movimentam a cidade.

Fonte: Expedia

Adicione um comentário

Envie um comentário