Notícias,

Ovo de galinha caipira é orgânico?

Ovo de galinha caipira é orgânico? Não necessariamente. Aprenda a diferenciar os vários tipos

O professor Bruno Antunes Soares, especialista em aves, explica o que muda do ovo industrial para o caipira, o ‘cage free’ e o orgânico.

Atualmente existe um tipo de criação de galinhas livres, ou sob o chamado sistema “cage free”. Isso significa que elas não ficam em gaiolas e podem expressar seu comportamento natural. Mas não quer dizer que elas produzem ovos orgânicos.

Abaixo segue um guia para você diferenciar os vários tipos de ovos. As informações foram cedidas pelo veterinário e professor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Bruno Antunes Soares, especialista em aves.

Ovo industrial (ou “de granja”): é o ovo de galinhas de linhagens geneticamente melhoradas, criadas em gaiolas e que recebem uma alimentação balanceada, com ração à base de insumos como milho e soja transgênicos. O ambiente, a nutrição e a sanidade dessas aves são controlados.

Ovo “cage free”: é o ovo de galinhas industriais que não são criadas em gaiolas. Elas têm ninhos, poleiros, recebem uma alimentação balanceada e ficam em ambientes com luminosidade controlada. A ideia é prover um sistema de confinamento, mas que permita à ave expressar seu comportamento natural, com espaço para ciscar, por exemplo.

Ovo caipira: é, obviamente, o ovo da galinha caipira. A galinha caipira é uma ave de raça rústica, criada em ambiente com uma instalação fechada (aviário ou galinheiro), mas que tenha também uma área aberta de pasto. Para cada ave, deve ser oferecido 0,5 m² de pasto. A ração da galinha caipira não deve conter nenhum pigmento artificial e ela deve se alimentar também de verduras, ervas e legumes. Por comer folhas verdes e milho, a galinha ingere naturalmente um pigmento que deixa a gema do ovo mais alaranjada.

Ovo orgânico: é o ovo da galinha criada de forma similar à da galinha caipira, mas que só pode ser alimentada com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos. É o único tipo de ovo de galinhas que não podem receber medicamentos como antibióticos e promotores de crescimento. O conceito de orgânico também determina que a criação respeite o meio ambiente, sem causar danos ao solo, ar e outras culturas de produção.

Fonte: Globo Rural